A subsidiária brasileira da Toyota Motor anunciou na terça-feira (5), no horário de Brasília, que fechará a sua fábrica de São Bernardo do Campo-SP, a qual fabrica peças para os carros dela no Brasil.
Com o objetivo de consolidar a produção, os funcionários serão transferidos gradualmente para outras fábricas a partir de dezembro, com conclusão prevista para novembro de 2023.
“O objetivo é aumentar nossa competitividade no Brasil e dar continuidade aos nossos negócios”, declarou a subsidiária local.
Os atuais 550 funcionários serão incentivados a se mudarem para outras fábricas, como as de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.
A fábrica de São Bernardo do Campo foi concluída em 1962 e foi a primeira da Toyota fora do Japão, para produzir o icônico Bandeirante.
Atualmente produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz, que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, além de exportar peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry.
No final de março, a Toyota anunciou planos de investir 50 milhões de reais ou cerca de 1,3 bilhão de ienes em sua base de produção em Indaiatuba. Por isso, a linha de produção do Corolla será renovada, informou.
Fonte: Nikkei