Autoridades da imigração dizem que desde 17 de abril um total de 661 pessoas da Ucrânia, que fugiram da invasão russa, vieram para o Japão.
Vinte deles vieram a bordo de um avião do governo que partiu da Polônia em 5 de abril. Outros 20 viajaram em voos comerciais em 9 e 16 de abril, usando lugares garantidos pelo governo japonês. Os restantes 621 vieram por outros meios.
Para essas pessoas, inicialmente, é garantido um visto de 90 dias, mas que pode ser alterado para o status de “atividades designadas” que tem validade de 1 ano se desejarem, permitindo que elas se registrem como residentes, encontrem trabalho e possam se inscrever no programa de seguro de saúde pública.
Oficiais da imigração disseram que eles aprovaram a mudança no status do visto para cerca de 145 pessoas desde 17 de abril.
O governo planeja continuar a aceitar ativamente refugiados ucranianos. Funcionários estão trabalhando com governos locais e empresas para oferecer suporte necessário.
Entretanto, o período de evacuação deve se transformar em uma situação de longo prazo.
Especialistas dizem que os desafios principais serão ajudar os refugiados a lidarem com a barreira do idioma e amenizar suas preocupações em relação a trabalho.
Fonte: NHK