Uma fabricante de vacinas na província de Kumamoto diz que iniciará neste mês um ensaio clínico de sua vacina contra coronavírus para crianças menores de 5 anos.
A KM Biologics disse em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (20) que a vacina é um imunizante inativado, o mesmo tipo das doses contra influenza.
A empresa diz que o estudo clínico envolve 600 pessoas de 6 meses a 18 anos e visa confirmar a eficácia da vacina e segurança, assim como quantas doses devem ser administradas.
A companhia planeja buscar neste ano aprovação do Ministério da Saúde para a vacina ser usada em crianças e jovens acima de 6 meses de idade.
Atualmente no Japão, quem recebe vacina contra covid-19 precisa ter pelo menos 5 anos de idade.
A KM Biologics também está realizando um teste clínico da vacina envolvendo pessoas com mais de 18 anos e diz que dados provisórios mostram que o nível de anticorpos aumentou suficientemente entre aqueles com idade igual ou superior a 40 anos. O ensaio avançará para a fase final em breve.
O principal executivo da companhia, Toshiaki Nagasato, disse que não há vacina que possa ser administrada a crianças com menos de 5 anos, então ele espera tornar o imunizante para esse grupo etário disponível o mais rápido possível.
Fonte: NHK