Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Indonésia suspenderá exportações de óleo de palma e preços de produtos podem aumentar

| Ásia

Medida poderia piorar a crise alimentar global e aumentar os preços de centenas de produtos de consumo.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
palma 27 abr 2022

A Indonésia é a maior produtora de óleo de palma do mundo (ilustrativa/banco de imagens)

A Indonésia começará a restringir as exportações de óleo de palma nesta semana, uma medida que poderia piorar a crise alimentar global e aumentar os preços de centenas de produtos de consumo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Os indonésios têm enfrentado problemas para conseguir produtos básicos de cozinha, visto que os preços globais do óleo de palma subiram, levando o governo a lançar subsídios em dinheiro, de acordo com a Antara, agência estatal de notícias.

O presidente Joko Widodo (Jokowi) anunciou na sexta-feira (22) que a Indonésia suspenderia as exportações de óleo de cozinha e matérias-primas usadas para produzi-lo “até novo aviso”, em uma tentativa de garantir fornecimentos locais. A suspensão entra em vigor na quinta-feira (28).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O país no Sudeste Asiático é o maior produtor de óleo de palma do mundo e o anúncio de 22 de abril fez com que os preço dos commodities “se descontrolassem”, disse James Fry, presidente da empresa de consultoria LMC International.

Mas as restrições também devem incluir a oleína de palma, um produto mais processado que é usado para óleo de cozinha e foram estimados 40% a 50% das exportações da Indonésia, de acordo com analistas.

Isso aumentaria a inflação, assim como os preços globais de alimentos atingiriam máximos históricos.

O que é o óleo de palma?

O óleo de palma é um ingrediente comum encontrado em grande parte dos alimentos no mundo, cosméticos e itens domésticos.

Fry disse que o preço de muitos itens como óleo de cozinha, macarrão instantâneo, aperitivos, produtos assados e margarina poderão aumentar quando a suspensão da Indonésia entrar em vigor.

Os preços do óleo de palma já estavam sob pressão após a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto mercados enfrentavam dificuldades para encontrar alternativas para envios de óleo de girassol parados nos portos do Mar Negro. A Ucrânia é tipicamente uma grande produtora de óleo de girassol, mas foi “completamente desregulada pela Rússia”, disse Fry.

“Temos a perfeita tempestade”, acrescentou ele, citando que outros fatores, como as secas na América do Sul e Canadá, também haviam restringido os fornecimentos de óleo de soja e de canola, respectivamente.

Fonte: CNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo