A Indonésia começará a restringir as exportações de óleo de palma nesta semana, uma medida que poderia piorar a crise alimentar global e aumentar os preços de centenas de produtos de consumo.
Os indonésios têm enfrentado problemas para conseguir produtos básicos de cozinha, visto que os preços globais do óleo de palma subiram, levando o governo a lançar subsídios em dinheiro, de acordo com a Antara, agência estatal de notícias.
O presidente Joko Widodo (Jokowi) anunciou na sexta-feira (22) que a Indonésia suspenderia as exportações de óleo de cozinha e matérias-primas usadas para produzi-lo “até novo aviso”, em uma tentativa de garantir fornecimentos locais. A suspensão entra em vigor na quinta-feira (28).
O país no Sudeste Asiático é o maior produtor de óleo de palma do mundo e o anúncio de 22 de abril fez com que os preço dos commodities “se descontrolassem”, disse James Fry, presidente da empresa de consultoria LMC International.
Mas as restrições também devem incluir a oleína de palma, um produto mais processado que é usado para óleo de cozinha e foram estimados 40% a 50% das exportações da Indonésia, de acordo com analistas.
Isso aumentaria a inflação, assim como os preços globais de alimentos atingiriam máximos históricos.
O que é o óleo de palma?
O óleo de palma é um ingrediente comum encontrado em grande parte dos alimentos no mundo, cosméticos e itens domésticos.
Fry disse que o preço de muitos itens como óleo de cozinha, macarrão instantâneo, aperitivos, produtos assados e margarina poderão aumentar quando a suspensão da Indonésia entrar em vigor.
Os preços do óleo de palma já estavam sob pressão após a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto mercados enfrentavam dificuldades para encontrar alternativas para envios de óleo de girassol parados nos portos do Mar Negro. A Ucrânia é tipicamente uma grande produtora de óleo de girassol, mas foi “completamente desregulada pela Rússia”, disse Fry.
“Temos a perfeita tempestade”, acrescentou ele, citando que outros fatores, como as secas na América do Sul e Canadá, também haviam restringido os fornecimentos de óleo de soja e de canola, respectivamente.
Fonte: CNN