Pessoas se reuniram na Ucrânia na terça-feira (26) para marcar 36 anos do catastrófico acidente na planta nuclear de Chernobyl.
Um alto funcionário no país alertou que a tragédia poderia ter acontecido de novo, referindo-se à ocupação temporária do local pelas forças russas em fevereiro e março.
O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986. Cerca de 30 pessoas morreram após sofrerem exposição aguda à radiação. Dentre elas estavam bombeiros que responderam ao acidente. Muitas pessoas sofreram problemas de saúde e um grande número de crianças desenvolveu câncer de tireoide.
Funcionários do governo e forças de segurança colocaram flores em frente ao memorial na planta durante uma cerimônia na terça-feira.
Tropas russas assumiram a planta após a invasão ter começado em fevereiro deste ano. A eletricidade no local ficou suspensa por um certo período de tempo, devido ao ataque.
Cerca de 170 funcionários de segurança ucranianos foram levados para a Rússia ou Belarus e nunca retornaram.
Autoridades ucranianas dizem que veículos militares russos podem ter estimulado substâncias radioativas no solo quando estavam passando.
Elas acrescentam que pode levar um longo tempo para avaliar o impacto, visto que minas terrestres plantadas pelos russos precisam ser removidas primeiro.
Fonte: NHK