A Dinamarca se tornou o primeiro país a suspender seu programa de vacinação enquanto sua autoridade da saúde diz que o vírus foi controlado.
A Autoridade de Saúde Dinamarquesa disse que altos níveis de vacinação, uma queda no número de novas infecções e taxas estabilizadas de internação eram fatores que estavam contribuindo para a decisão de suspender o programa de imunização nacional.
O governo da Dinamarca se tornou o primeiro país na União Europeia a remover todas as restrições domésticas relacionadas à pandemia em 1º de fevereiro, quando ela anunciou que o vírus não era mais considerado uma ameaça crítica.
Cerca de 81% das 5,8 milhões de pessoas da Dinamarca estão completamente vacinadas com duas doses, e mais 62% receberam reforço.
O governo não vai mais emitir avisos de vacinação após 15 de maio, mas autoridades da saúde esperam retomar o programa depois do verão.
“Planejamos reabrir o programa de vacinação no outono. Vamos proceder através de uma avaliação profissional sobre quem e quando vacinar e com quais imunizantes”, disse Bolette Soborg, médico chefe na Dinamarca.
Fonte: The Telegraph