As forças militares russas estão aumentando a ofensiva no leste da Ucrânia, antes do dia da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista em 9 de maio.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, enfatizou na quarta-feira (4) que o país estava expandindo seu controle nas províncias de Luhansk e Donetsk no leste.
Ele afirmou que a Rússia já havia tomado controle da cidade de Mariupol e estabilizado uma vida civil pacífica.
O presidente Vladimir Putin estaria buscando demonstrar as conquistas de sua nação antes do aniversário em 9 de maio.
Entretanto, um alto oficial da defesa dos EUA disse na quarta-feira que a campanha militar da Rússia “paralisou amplamente” face à resistência feroz da Ucrânia.
Em Mariupol, acredita-se que centenas de civis ainda estavam presos em uma siderúrgica cercada pelas forças russas.
Em um vídeo divulgado no app de mensagens Telegram, o comandante do batalhão de Azov da Ucrânia descreveu forte derramamento de sangue após forças russas terem invadido a planta.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em uma mensagem em vídeo que 344 pessoas foram resgatadas da cidade e de seus subúrbios na quarta-feira.
Zelenzky acrescentou que mulheres e crianças ainda estavam em Mariupol e na siderúrgica, e que seu país estava negociando a escapada.
A União Europeia propôs na quarta-feira uma proibição sobre importações de petróleo russo até o fim do ano, como parte de sanções adicionais contra Moscou.
Fonte: NHK