Segundo informações, de terça-feira (10), do Museu do Lago Biwa (Biwako), da província de Shiga, foi encontrado um peixe marinho, o esturjão-beluga, chamado de ベステルチョウザメ em japonês, o qual se parece com um tubarão.
Esse peixe não é nativo do Japão, tampouco habita nos mares do país, muito menos no lago. Um pescador associado ao Porto de Pesca de Kitakomatsu o encontrou na parte norte da cidade de Otsu, no Biwako, o qual estava dentro da rede. Como tem cerca de um metro, calcula-se que tenha vários anos de vida.
O esturjão-beluga vem sendo cultivado em criadouros visando o caviar de suas ovas. Mas também são vendidos como ornamentais para aquários e esse pode ser o motivo de ter sido encontrado no Lago Biwa. Uma das hipóteses é que alguém que o comprou não imaginou que cresceria tanto e o descartou no lago.
Esse peixe com jeito de tubarão parece não atacar os seres humanos. O diretor do museu fez um alerta dizendo que “a liberação de espécies exóticas afeta o ecossistema do Lago Biwa, então queremos que sejam criados com responsabilidade”.
Fontes: ANN e KTV