Os dados revelados no 77.º dia do ataque do Exército da Rússia na Ucrânia são inacreditáveis.
O ministro da Saúde da Ucrânia informou na quarta-feira (11) que 101 hospitais foram completamente destruídos pelos soldados russos, além de terem capturado ou baleado cerca de 200 ambulâncias, e de terem destruído 450 farmácias.
“Por 77 dias consecutivos, terroristas russos bombardearam bairros residenciais e alvos civis. Projéteis e mísseis disparados pelos ocupantes atingiram 600 instituições médicas ucranianas. Os 101 hospitais não podem mais ser recuperados”, relatou.
Por causa desses ataques contínuos muitos ucranianos não puderam ser atendidos nos hospitais, com perdas de vidas. Enfatizou que a Rússia ignora todas as normas e convenções do direito internacional.
Vidas das crianças ceifadas pelos russos
“Mais de 643 crianças foram afetadas na Ucrânia como resultado da agressão armada em grande escala da Federação Russa. Na manhã de 11 de maio de 2022, o número oficial de vítimas fatais menores de idade não mudou: 226. O número de menores feridos aumentou para 417“, diz o comunicado do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia.
Esses números não são definitivos, pois está em andamento o trabalho de contagem das crianças afetadas nas zonas de hostilidades ativas, nos territórios temporariamente ocupados e outros liberados.
Ofensiva russa piora
Os russos estão atacando em grande escala. O Ministério da Defesa da Ucrânia informou sobre a situação no país, através de um infográfico. Na noite de terça-feira (10) as forças ucranianas libertaram mais quatro aldeias no Oblast de Kharkiv.
Intensos combates deixaram o Oblast de Luhansk sem gás, eletricidade e água, informou o conselho local. Os ocupantes continuam a concentrar seus esforços em impedir o avanço das Forças Armadas em direção à fronteira do estado da Ucrânia.
Nas últimas 24 horas, a Rússia intensificou o bombardeio dos Oblasts de Sumy e Chernihiv no norte da Ucrânia, a partir do território russo, informaram os governadores locais.
Por outro lado, o exército russo já perdeu 26.350 soldados em ação na Ucrânia, segundo informações do governo. O país atacado continua resistindo à ofensiva russa, destruindo inclusive tanques, sistemas de artilharia, aeronaves e outros.
Fontes: Ukrinform e NV