O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, liderou a pesquisa de leitores da Time 100 de 2022, na qual os leitores votaram nas pessoas que achavam que mereciam um lugar na lista anual como as mais influentes do ano. Com mais de 3,3 milhões de votos, Zelensky ficou em primeiro lugar.
Volodymyr Zelensky, 44, saiu das telas das emissoras de tevê e dos palcos como comediante e ator para ocupar a cadeira da presidência em 2019, eleito pelo povo. Leia (tocando aqui) sobre a carreira de quem se tornou um líder de destaque internacional.
O segundo lugar foi para Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX. Em dezembro passado, Musk foi nomeada a Pessoa do Ano de 2021 da Time por sua influência na “vida na Terra e potencialmente na vida fora da Terra também”, como escreveu o editor-chefe e CEO Edward Felsenthal.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ficou em terceiro lugar, embora tenha enfrentado uma reação negativa e foi multado pela polícia quando surgiram notícias de que ele havia quebrado as regras de bloqueio pandêmico de seu próprio governo conservador. Participou de uma festa de aniversário em seu escritório de Downing Street em junho de 2020.
O presidente dos EUA, Joe Biden, ficou em quinto lugar. Ele liderou a resposta dos EUA à invasão da Ucrânia pela Rússia, nomeou Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte e enfrentou pressão enquanto tentava empurrar sua agenda por um Congresso dividido em meio às ameaças iminentes de inflação e mudanças climáticas.
A lista completa dos 100 nomes será revelada em 23 de maio, conforme informação da Time.
Fontes: Time e Ukrinform