Um restaurante da rede americana McDonald’s em Pskov, na Rússia (banco de imagens)
A rede de fast food dos EUA, a McDonald’s, diz que chegou a um acordo para vender todos os seus restaurantes na Rússia para um empresário local.
Publicidade
Alexander Govor, que atualmente opera 25 filiais da McDonald’s na Sibéria, comprará todos os restaurantes que a companhia tem no país e vai reformulá-los.
A companhia não revelou o quanto foi pago, mas diz que espera ter aprovação das autoridades russas e concluir o negócio dentro de semanas.
O anúncio feito na quinta-feira (19) ocorreu apenas 3 dias após a McDonald’s ter dito que sairia do mercado russo. Em março, a companhia fechou seus restaurantes em todo o país.
Mandala no fundo do mar, a 27 metros de profundidade (Katsuki Oki, via Asahi)
A sábia natureza apresenta faces com um toque de mistério como essa obra que se parece a uma mandala, no fundo do mar.
Publicidade
O pesquisador e também um grande defensor da fauna e flora das ilhas Amami (Kagoshima), Katsuki Oki (興克樹), gravou todo o processo, em meados de maio, com imagens nítidas, a 27 metros de profundidade, as quais explicam como são feitos esses círculos geométricos.
O peixe chamado Torquigener albomaculosus, ou Amami Hoshizora Fugu, é parecido com um baiacu, descoberto somente há 8 anos, como uma variedade nativa das águas do arquipélago Ryukyu-Amami.
O fugu macho faz um círculo de cerca de 2 metros de diâmetro, com um desenho perfeito, com padrões radiais, a fim de atrair as fêmeas para a desova.
O pesquisador conseguiu gravar as cenas do macho atraindo seu alvo, encostando os corpos e ela desova. É uma importante imagem do nascer e preservação da vida. Depois que a fêmea desova, o macho continua a proteger as ovas até a eclosão.
Segundo sua explicação, os ovos eclodem cerca de uma semana depois.
A época de reprodução dessa variedade de fugu em Amami é de abril a julho com pico a partir de maio.
“Fiquei aliviado ao ver o belo e misterioso leito da desova este ano também. Como é um dos tesouros dessas ilhas, representando a diversidade, gostaria de continuar zelando”, declarou o pesquisador.
Assista ao vídeo desse espetáculo emocionante da natureza, cujas imagens foram cedidas pelo pesquisador Katsuki Oki.