Um novo banco de leite humano de larga escala abriu recentemente em Tóquio para ajudar bebês nascidos prematuramente com baixo peso.
A abertura ocorre em meio à crescente demanda e aumento da conscientização sobre a nutrição oferecida pelo leite materno, que pode aumentar a imunidade.
Esses bancos, onde o leite materno doado por mulheres registradas é pasteurizado, congelado e armazenado, abastecem unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs) em hospitais mediante pedido.
No mundo, há mais de 750 bancos do tipo em mais de 60 países. Doadoras são mães registradas que produzem leite a mais do que seus bebês precisam.
No Japão, cerca de 7 mil bebês pesando menos de 1.500 gramas nascem a cada ano. Cerca de 5 mil precisam de leite doado porque suas mães têm dificuldades em produzir leite materno.
Apesar da necessidade, o Nippon Foundation Breast Milk, o banco de leite humano recém-estabilizado em Tóquio, é apenas a segunda instalação do tipo no Japão. Há também alguns hospitais no país que usam bancos de leite.
O outro banco de leite fica na sede da Pigeon Corp., uma fabricante de produtos para cuidados de crianças sediado em Tóquio.
Fonte: Japan Times