No domingo (5) a Coreia do Norte disparou 8 mísseis balísticos de curto alcance (SRBM) de 4 locais diferentes. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) informou que as tropas do seu país e dos EUA, em exercício militar conjunto, lançaram 8 do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS), superfície-superfície, a partir das 4h45 de segunda-feira (6), por cerca de 10 minutos. Foram 7 da Coreia do Sul e um dos Estados Unidos.
“Os disparos combinados de mísseis entre Coreia do Sul e EUA demonstraram a capacidade e a postura de lançar ataques de precisão imediatos na origem das provocações e suas forças de comando e apoio”, disse o JCS em um comunicado à imprensa, divulgou a agência de notícias Yonhap.
“Nossos militares condenam veementemente a série de provocações de mísseis balísticos do Norte e o exortam seriamente a interromper imediatamente os atos que aumentam as tensões militares na península e aumentam as preocupações de segurança”, acrescentou.
Autoridades de Seul alertaram que as provocações militares de Pyongyang serão recebidas com reações correspondentes.
Na reunião de cúpula de 21 de maio, os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram em fortalecer a dissuasão estendida e expandir a escala de exercícios militares conjuntos. Quando a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) em 25 de maio, as forças dos EUA e da Coreia do Sul lançaram dois mísseis, e a Força Aérea da Coreia do Sul colocou mais de 30 caças na pista.
Fonte: Yonhap