O Canadá está determinado a se tornar o primeiro país no mundo a exigir que uma advertência seja impressa em cada cigarro.
A ação se constrói na ordem do Canadá em incluir advertências com fotos reais nas embalagens de produtos do tabaco, uma política que iniciou uma tendência internacional quando foi introduzida pela primeira vez há duas décadas.
“Precisamos endereçar a preocupação de que essas mensagens podem ter perdido suas originalidades, e a uma extensão a qual tememos que possa ter perdido seu impacto também”, disse a ministra de Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (10).
“Acrescentar advertências de saúde em produtos individuais do tabaco ajudará a garantir que essas mensagens essenciais cheguem até as pessoas, incluindo os jovens”.
Um período de consulta para a mudança proposta foi estabelecido para começar no sábado (11) e o governo antecipou que as mudanças entrem em vigor no segundo semestre de 2023.
Enquanto a mensagem exata impressa nos cigarros possa mudar, Bennett disse que a atual proposta é: “Veneno em cada tragada”.
Rob Cunningham, um analista político sênior junto à Sociedade Canadense do Câncer, disse que esperava que os alertas impressos diretamente nos cigarros se tornassem populares internacionalmente, assim como aqueles nas embalagens.
“Isso vai estabelecer um precedente no mundo”, disse ele, acrescentando que nenhum outro país havia implementado tais regulamentos. Ele está esperançoso de que a advertência faria uma diferença real.
Fonte: The Guardian