O Japão tem o menor número de mortes per capita por covid-19 entre nações ricas, segundo novos dados, com especialistas da saúde citando o hábito de usar máscaras e baixa taxa de obesidade no país como possíveis razões.
Desde domingo (12), o número cumulativo de mortes por milhão de habitantes em decorrência da covid-19 situava-se a 245, de acordo com o Our World in Data, um site que registra estatísticas do coronavírus.
Esse é o menor número entre os 38 estados membros na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um clube de nações ricas que inclui os EUA e grande parte da Europa.
A taxa japonesa se compara a 2.469 de mortes em decorrência da covid-19 por milhão de pessoas na Europa e 3.038 por milhão nos EUA, que têm a maior proporção na OCDE.
Médicos e especialistas na área da saúde ainda estão tentando descobrir se a experiência do Japão oferece lições para o resto do mundo. Comparado com os EUA e a Europa, o Japão teve menos pessoas que contraíram covid-19 e aquelas que foram infectadas parecem ter menos probabilidade de ficar gravemente doentes.
Kazuhiro Tateda, professor na Universidade de Toho e conselheiro na resposta à pandemia do governo, disse, “Para ser honesto, não sabemos” por que o Japão mantém a mortalidade pela covid-19 relativamente baixa, e um pouco menos de 31 mil óbitos em uma nação de 125 milhões. Ele disse que talvez o amplo uso de máscara represente um papel.
Yasushi Taniguchi, médico que tratou centenas de pacientes de covid-19 em sua clínica em Osaka, disse que a taxa de morte geralmente baixa na Ásia, incluindo Japão e Taiwan, provavelmente estava relacionada à presença reduzida de obesidade.
respectivamente, as mais baixas entre membros da OCDE, enquanto nos EUA ela foi de 40%, de acordo com dados de 2016 da organização.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a obesidade está ligada à função imune prejudicada e pode triplicar o risco de hospitalização devido a uma infecção por covid-19.
Fonte: Washington Post