O consagrado cantor japonês Yuzo Kayama (加山雄三, lê-se Kayama Yuzo), também ator, apelidado de Wakadaisho, anunciou que se aposenta dos palcos e das apresentações na tevê, por causa da idade avançada.
Ele nasceu em 1937, portanto, tem 85 anos, e acumula uma série de sucessos por várias gerações, inclusive a mais jovem, pois continuou se apresentando em shows de rock.
Suas músicas que ficarão para sempre na história do pop japonês são Kimi to Itsumade, Oyome ni Oide, Umi sono Ai, entre outras. Foram tantos hits musicais que se apresentou no Kohaku Utagassen da NHK 17 vezes.
No entanto, em seu histórico, Kayama estreou no mundo artístico como ator, em 1960, logo depois de ter obtido a colação de grau na universidade, no filme Otoko tai Otoko.
Além de cantar, continuou participando de filmes, os quais também foram marcados pelo sucesso no Japão.
Em agosto do ano retrasado ele se engasgou, o que desencadeou uma hemorragia cerebral. Teve que interromper suas apresentações até terminar a tratamento e reabilitação, mas voltou temporariamente aos palcos. Seu último show foi recentemente, mas disse que “sinto dificuldade de dar continuidade à várias coisas à medida que envelheço”.
Mas, informou que dará continuidade a outras atividades musicais como composição. Afinal, começou a compor quando aprendia piano aos 14 anos e chegou a formar uma banda estudantil, tocando guitarra e na qual era o vocalista.
A sua estreia como cantor ocorreu quando tinha 24 anos e em 1965 foi o desencadeador da explosão da guitarra elétrica no Japão. Sua música Kimi to Itsumademo, cantada até hoje pelos jovens, vendeu 3,5 milhões de cópias.
Assista ao vídeo desse sucesso.
Fonte: NHK