Segundo o governo da província de Chiba, uma certa quantidade do composto químico tiocianato de amônio vazou de um tanque da planta da Nippon Steel, situada na cidade de Kimitsu.
No processo de dessulfuração durante a produção, o vazamento fluiu para o Rio Koito pela hidrovia. O governo da província forneceu orientação administrativa à indústria de aço para investigar a causa com base na Lei de Controle de Poluição da Água, a qual investiga o impacto no meio ambiente.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Kimitsu, houve uma denúncia por volta de meio-dia e meia de domingo (19) de um residente local que viu a água anormal, de cor vermelho-terra no rio.
Os bombeiros confirmaram que ao longo de 2,7 quilômetros havia esse agente poluente e encontraram dezenas de peixes mortos.
Nesse mesmo dia, um encarregado da Nippon Steel comunicou a prefeitura dizendo que “algo que normalmente não acontece saiu do ralo por problema na instalação”.
De acordo com o governo de Chiba, a concentração desse composto químico é relativamente baixa, por isso não tem um efeito significativo no corpo humano, mas pede cautela e não entrar no rio.
Fontes: JNN e Asahi