Uma praia na cidade de Kamakura (Kanagawa) introduziu um sistema de inteligência artificial (IA) para alertar sobre correntes de retorno e prevenir acidentes na água.
Na província de Kanagawa, as praias abriram para a temporada nas cidades de Kamakura, Fujisawa e Zushi e na vila de Hayama em 1º de julho.
O sistema de inteligência artificial (IA) que detecta correntes de retorno perigosas e alerta banhistas e salva-vidas foi introduzido na Yuigahama, praia em Kamakura que abriu oficialmente após um fechamento de 2 anos devido à pandemia de coronavírus, pela primeira vez na província.
Barracas em Yuigahama também estão introduzindo garfos e colheres biodegradáveis, pela primeira vez no Japão, e pessoas afiliadas à praia estão a promovendo como ecologicamente correta e avançada.
O sistema de IA foi desenvolvido juntamente pela Associação de Salva-Vidas do Japão e a Universidade de Chuo.
A equipe coletou dados de correntes de retorno por 6 meses a partir do inverno de 2021. Usando dados de imagens registradas por uma câmera, o primeiro sistema do Japão para notificar governos sobre as situações de banhistas em tempo real quando um tsunami ocorre também foi lançado.
Enquanto isso, em uma tentativa de promover uma praia livre de barreiras para pessoas com deficiência, uma pista para cadeira de rodas foi instalada para que os usuários possam acessar a costa de forma segura.
Fonte: Mainichi