A Polônia está comprando quase mil tanques, mais de 600 peças de artilharia e dezenas de caças da Coreia do Sul, em parte para substituir o equipamento doado à Ucrânia a fim de ajudar Kiev a combater a invasão russa, disse o Ministério da Defesa polonês ao CNN na terça-feira (25).
O acordo, com a expectativa de ser oficialmente anunciado na quarta-feira na Polônia, terá Varsóvia comprando 980 tanques baseados no modelo K2 da Coreia do Sul, 648 morteiros autopropulsados e 48 caças FA-50, disse o ministério.
O ministério disse que esses veículos armados, em parte, vão substituir os tanques da era soviética que a Polônia doou para a Ucrânia usar em sua luta contra a Rússia.
Leif-Eric Easley, professor associado de estudos internacionais na Universidade Ewha Womans em Seul, disse que o negócio de armas tinha suas raízes na administração do ex-presidente Moon Jae-in, que buscou grandes contratos estrangeiros para aumentar as indústrias da defesa da Coreia do Sul.
O sucessor de Moon, o presidente Yoon Suk Yeol, que assumiu o poder em maio, também quer impulsionar tais exportações, disse Easley.
Fonte: CNN