Crianças, adultos e idosos foram socorridos com insolação e linha de trem foi suspensa por causa do calor perigoso na terça, o que se repetirá na quarta-feira.
Mapa do alerta de quarta-feira (ENV)
Esse alerta de vigilância à insolação é emitido quando a previsão da temperatura máxima do dia chega a igual ou mais de 33ºC. Novamente, uma vasta área do Japão está sob alerta na quarta-feira.
Publicidade
No dia anterior foram registradas máximas superior a 38 graus Celsius em diversas cidades:
- 39,5 em Kofu (Yamanashi) e Koshigaya (Saitama)
- 39 em Kawanehon (Shizuoka)
- 38,9 em Hatoyama (Saitama), Ome (Tóquio) e Kumagaya (Saitama)
- 38,8 em Sano (Tochigi) e Ibigawa (Gifu)
As populações de outras cidades também tiveram esse calor considerado perigoso à saúde. Em Nagoia (Aichi) os termômetros marcaram 37,5 graus Celsius, 36,9 em Fukuoka e 35,9 na área central de Tóquio.
Por causa dessa onda de calor, somente em Tóquio, as ambulâncias socorreram 94 pessoas, de 4 a 100 anos, com suspeita de insolação e hipertermia, sendo que 5 delas, com idade superior a 50, estão em estado grave.
Foi constatada temperatura de 64ºC nos trilhos da linha férrea Ryutetsu-Nagareyama em Chiba e a operação teve que ser suspensa por volta das 13h de terça-feira para conferir se não havia deformado o trecho.
36 províncias sob alerta
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) esse calor severo é causado por uma dupla área de alta pressão: a do Tibete que se estende da China e a Pacífico que cobre quase todo o Japão.
As províncias em vermelho são as sob alerta de 4.ª feira (ENV)
A previsão indica que a máxima de quarta-feira deverá chegar a 39ºC, portanto o Ministério do Meio Ambiente, emitiu alerta para ampla área. Veja as províncias por região.
- Kanto-Koshin: todas as províncias, portanto, Tóquio, Kanagawa, Saitama, Ibaraki, Chiba, Gunma, Tochigi, Nagano e Yamanashi
- Tokai: Shizuoka, Aichi e Mie
- Hokuriku: Toyama
- Chugoku: todas as províncias, portanto, Hiroshima, Okayama, Shimane e Tottori
- Shikoku: todas as 4, Ehime, Tokushima, Kagawa e Kochi
- Kyushu: Fukuoka, Yamaguchi, Oita, Nagasaki, Saga, Kumamoto, Nagasaki e Kagoshima, incluindo as ilhas Amami
- Okinawa: somente nas ilhas distantes da região Yaeyama, incluindo Ishigaki
Há forte recomendação de cuidados preventivos como não usar máscara ao ar livre, ingerir água e fazer reposição do sal, ligar o ar-condicionado em ambientes internos e evitar sair se não houver necessidade.
Fontes: ENV, Yomiuri e NHK