Inundações e deslizamentos em ampla área causam feridos e desaparecidos

As províncias mais afetadas pelas chuvas históricas em curto tempo são Fukui, Shiga, Ishikawa, Niigata, Yamagata e Iwate.

Imagem de deslizamento e inundação em Niigata, feita pelo drone da NHK

As chuvas históricas em curto período de tempo, em ampla área, por causa da frente de ar e área de baixa pressão, causaram danos como enchentes, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Publicidade

Em Ogaki (Gifu), foi emitido alerta de nível 4 para evacuação das famílias na tarde de quinta-feira (4) e o Rio Suimon transbordou. Em Takayama e Ikeda ocorreu um apagão, afetando 560 pontos. Em Ikeda uma casa desocupada desabou.

Fukui

Uma encosta da rodovia Hoonjisan que dá acesso à estação de esqui Ski Jam Katsuyama, na cidade homônima em Fukui, teve deslizamento, na quinta-feira (4). Cerca de 290 pessoas, entre hóspedes e funcionários de um hotel da estação de esqui ficaram ilhadas, por isso, foi oferecida hospedagem gratuitamente.

Casa cheia de lama em Katsuyama (Fukui Shimbun)

Na cidade de Katsuyama foi emitida ordem de evacuação para toda a área às 10h. De acordo com a prefeitura, 3 rios transbordaram, causando inundação nas rodovias e também em cerca de 10 casas.  

Às 17h de quinta-feira foi emitida ordem de evacuação para toda a cidade de Fukui pelos riscos de inundação e deslizamentos.

Veja o vídeo do rio na cidade de Katsuyama (Fukui Shimbun).

Na manhã de sexta-feira (5) a NEXCO informou que os trechos entre as IC de Tsuruga a Imajo, nas duas pistas, e Imajo a Takefu, estão interrompidos por causa da chuva forte.

Ishikawa

Inundação em Komatsu (Hokkoku)

Na cidade de Komatsu o rio transbordou causando inundação, o que obrigou 390 mil pessoas a buscar abrigo.

Além disso, foram emitidos alertas de deslizamento nas cidades de Kanazawa, Komatsu, Kaga, Hakusan, Nomi e Nanao.

Rio transbordou e virou uma correnteza de lama em Ishikawa (Hokkoku)

Shiga

Na manhã de sexta-feira foi emitido alerta de nível 5, máximo, em Nagahama, por causa da inundação do Rio Takatoki.

Yamagata e Iwate

Com as inundações ocorridas nas duas províncias, há 2 desaparecidos. 

Em Iide (Yamagata) uma ponte foi destruída pela enchente e um carro foi levado pela correnteza. O motorista continua sendo procurado.

Yamagata (NHK)

Muitas casas ficaram inundadas nessa cidade e em Kawanishi (Yamagata). As duas prefeituras se apressam para verificar o tamanho dos danos.

Niigata

Na cidade de Murakami e outras áreas que sofreram danos particularmente graves, estão sendo feitos esforços para verificar a extensão total dos danos e para restabelecer o fornecimento de água e as quedas de energia.  

Niigata (NHK)

Ocorreram deslizamentos e há notícia de um homem que ficou gravemente ferido com a destruição de sua casa e teve fratura.

Sabe-se que uma casa foi completamente destruída pelo deslizamento e outras 4 foram parcialmente danificadas.

Fontes: NHK, Gifu Shimbun, Asahi, Fukui Shimbun, Hokkoku e Kyoto Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Irmã da Uniqlo, GU, estreia em Nova Iorque neste outono

Publicado em 5 de agosto de 2022, em Notícias do Mundo

Irmã da Uniqlo, a GU, fará sua estreia em Nova Iorque neste outono com loja pop-up.

Uma loja da GU em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)

A Fast Retailing, a operadora da rede de roupas casuais Uniqlo, disse na quinta-feira (4) que abrirá uma pop-up store (loja física temporária) para a GU neste outono em Nova Iorque, nos EUA, a primeira da marca fora da Ásia.

Publicidade

A loja de aproximadamente 270 metros quadrados planejada para o bairro de SoHo de Manhattan ficará aberta até o verão de 2023.

A Fast Retailing, a principal companhia de roupas do Japão em vendas, decidirá sobre a expansão dos negócios da GU nos EUA baseada em vendas e outros fatores.

A GU tem cerca de 450 lojas no Japão, Taiwan, Hong Kong e China continental. A marca foi lançada em 2006 como marca irmã da Uniqlo. Em contraste ao foco da Uniqlo em designs básicos, a GU é promovida como uma moda mais orientada pela moda.

A rede Uniqlo fez sua estreia nos EUA em 2005 e expandiu para 43 locais a nível nacional.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão