As chuvas históricas em curto período de tempo, em ampla área, por causa da frente de ar e área de baixa pressão, causaram danos como enchentes, inundações, enxurradas e deslizamentos.
Em Ogaki (Gifu), foi emitido alerta de nível 4 para evacuação das famílias na tarde de quinta-feira (4) e o Rio Suimon transbordou. Em Takayama e Ikeda ocorreu um apagão, afetando 560 pontos. Em Ikeda uma casa desocupada desabou.
Fukui
Uma encosta da rodovia Hoonjisan que dá acesso à estação de esqui Ski Jam Katsuyama, na cidade homônima em Fukui, teve deslizamento, na quinta-feira (4). Cerca de 290 pessoas, entre hóspedes e funcionários de um hotel da estação de esqui ficaram ilhadas, por isso, foi oferecida hospedagem gratuitamente.
Na cidade de Katsuyama foi emitida ordem de evacuação para toda a área às 10h. De acordo com a prefeitura, 3 rios transbordaram, causando inundação nas rodovias e também em cerca de 10 casas.
Às 17h de quinta-feira foi emitida ordem de evacuação para toda a cidade de Fukui pelos riscos de inundação e deslizamentos.
Veja o vídeo do rio na cidade de Katsuyama (Fukui Shimbun).
Na manhã de sexta-feira (5) a NEXCO informou que os trechos entre as IC de Tsuruga a Imajo, nas duas pistas, e Imajo a Takefu, estão interrompidos por causa da chuva forte.
Ishikawa
Na cidade de Komatsu o rio transbordou causando inundação, o que obrigou 390 mil pessoas a buscar abrigo.
Além disso, foram emitidos alertas de deslizamento nas cidades de Kanazawa, Komatsu, Kaga, Hakusan, Nomi e Nanao.
Shiga
Na manhã de sexta-feira foi emitido alerta de nível 5, máximo, em Nagahama, por causa da inundação do Rio Takatoki.
Yamagata e Iwate
Com as inundações ocorridas nas duas províncias, há 2 desaparecidos.
Em Iide (Yamagata) uma ponte foi destruída pela enchente e um carro foi levado pela correnteza. O motorista continua sendo procurado.
Muitas casas ficaram inundadas nessa cidade e em Kawanishi (Yamagata). As duas prefeituras se apressam para verificar o tamanho dos danos.
Niigata
Na cidade de Murakami e outras áreas que sofreram danos particularmente graves, estão sendo feitos esforços para verificar a extensão total dos danos e para restabelecer o fornecimento de água e as quedas de energia.
Ocorreram deslizamentos e há notícia de um homem que ficou gravemente ferido com a destruição de sua casa e teve fratura.
Sabe-se que uma casa foi completamente destruída pelo deslizamento e outras 4 foram parcialmente danificadas.
Fontes: NHK, Gifu Shimbun, Asahi, Fukui Shimbun, Hokkoku e Kyoto Shimbun