Nagahama: alerta de evacuação e transbordamento do rio

Uma área da cidade está com alerta máximo por causa da inundação. Fique atento às orientações da cidade de Nagahama!

Rio Takatoki em Nagahama (ABC)

Às 8h45 de sexta-feira (5) foi emitida ordem de evacuação para 1.001 pessoas de 404 famílias residentes na área de Kinomoto, da cidade de Nagahama (Shiga) porque o nível do Rio Takatoki estava subindo muito rápido por causa da chuva intensa.

Publicidade

Acontece que o Rio Takatoki transbordou por volta das 9h, segundo informações do governo da província e do Observatório Meteorológico. Por isso, foi emitido alerta máximo, de nível 5, para os residentes nas imediações por causa dessa inundação.

Na cidade de Nagahama o risco de deslizamentos aumentou, por isso, foram emitidos alerta de desastres para as áreas de Yogo, Takatoki e Kinomoto. 

A recomendação é seguir as orientações das autoridades locais e buscar abrigo em diversos locais providenciados pela prefeitura, tendo em mente que o mais importante é a preservação da vida.

Fontes: NHK e ABC 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inundações e deslizamentos em ampla área causam feridos e desaparecidos

Publicado em 5 de agosto de 2022, em Tempo

As províncias mais afetadas pelas chuvas históricas em curto tempo são Fukui, Shiga, Ishikawa, Niigata, Yamagata e Iwate.

Imagem de deslizamento e inundação em Niigata, feita pelo drone da NHK

As chuvas históricas em curto período de tempo, em ampla área, por causa da frente de ar e área de baixa pressão, causaram danos como enchentes, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Publicidade

Em Ogaki (Gifu), foi emitido alerta de nível 4 para evacuação das famílias na tarde de quinta-feira (4) e o Rio Suimon transbordou. Em Takayama e Ikeda ocorreu um apagão, afetando 560 pontos. Em Ikeda uma casa desocupada desabou.

Fukui

Uma encosta da rodovia Hoonjisan que dá acesso à estação de esqui Ski Jam Katsuyama, na cidade homônima em Fukui, teve deslizamento, na quinta-feira (4). Cerca de 290 pessoas, entre hóspedes e funcionários de um hotel da estação de esqui ficaram ilhadas, por isso, foi oferecida hospedagem gratuitamente.

Casa cheia de lama em Katsuyama (Fukui Shimbun)

Na cidade de Katsuyama foi emitida ordem de evacuação para toda a área às 10h. De acordo com a prefeitura, 3 rios transbordaram, causando inundação nas rodovias e também em cerca de 10 casas.  

Às 17h de quinta-feira foi emitida ordem de evacuação para toda a cidade de Fukui pelos riscos de inundação e deslizamentos.

Veja o vídeo do rio na cidade de Katsuyama (Fukui Shimbun).

Na manhã de sexta-feira (5) a NEXCO informou que os trechos entre as IC de Tsuruga a Imajo, nas duas pistas, e Imajo a Takefu, estão interrompidos por causa da chuva forte.

Ishikawa

Inundação em Komatsu (Hokkoku)

Na cidade de Komatsu o rio transbordou causando inundação, o que obrigou 390 mil pessoas a buscar abrigo.

Além disso, foram emitidos alertas de deslizamento nas cidades de Kanazawa, Komatsu, Kaga, Hakusan, Nomi e Nanao.

Rio transbordou e virou uma correnteza de lama em Ishikawa (Hokkoku)

Shiga

Na manhã de sexta-feira foi emitido alerta de nível 5, máximo, em Nagahama, por causa da inundação do Rio Takatoki.

Yamagata e Iwate

Com as inundações ocorridas nas duas províncias, há 2 desaparecidos. 

Em Iide (Yamagata) uma ponte foi destruída pela enchente e um carro foi levado pela correnteza. O motorista continua sendo procurado.

Yamagata (NHK)

Muitas casas ficaram inundadas nessa cidade e em Kawanishi (Yamagata). As duas prefeituras se apressam para verificar o tamanho dos danos.

Niigata

Na cidade de Murakami e outras áreas que sofreram danos particularmente graves, estão sendo feitos esforços para verificar a extensão total dos danos e para restabelecer o fornecimento de água e as quedas de energia.  

Niigata (NHK)

Ocorreram deslizamentos e há notícia de um homem que ficou gravemente ferido com a destruição de sua casa e teve fratura.

Sabe-se que uma casa foi completamente destruída pelo deslizamento e outras 4 foram parcialmente danificadas.

Fontes: NHK, Gifu Shimbun, Asahi, Fukui Shimbun, Hokkoku e Kyoto Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!