De acordo com as estimativas de cada uma das empresas da NEXCO – Nippon Expressway Company – o pico do início do feriado de Obon deverá ser na quinta-feira (11), por causa da partida das pessoas que irão viajar ou retornar à terra natal.
Espera-se um congestionamento de cerca de 45km próximo à IC de Sagamiko na via expressa Chuo, em Sagamihara (Kanagawa). Outro local é próximo à IC de Hadano-Nakai, em Hadano (Kanagawa), na Tomei, e também perto da área de estacionamento (PA) de Yaita Kita, em Tochigi, na via expressa Tohoku, ambos de 45km.
A previsão do congestionamento no retorno das pessoas que viajaram é no domingo (14). Estima-se um engarrafamento de 50km do Ayase Smart Interchange na via expressa Tomei.
Em relação aos passageiros de shinkansen, a JR informou que o maior número de reservas para cada uma de suas linhas é na quinta-feira para a partida e a volta para 14, como nas vias expressas. No entanto, este ano, sem restrições na epidemia do coronavírus, o número de viajantes aumentou.
O mesmo acontece em relação às duas maiores companhias aéreas do Japão, a JAL e a ANA. Para ambas, os voos lotados são os que partem na quinta-feira. A JAL está com pico de congestionamento no domingo (14) e a ANA na terça-feira (16). Segundo a ANA, o número de reservas para 16 é o maior desta epidemia.
Fonte: ANN