A economia do Japão acelerou no segundo trimestre deste ano enquanto os gastos do consumidor aumentaram com a suspensão das restrições relacionadas à pandemia de coronavírus.
Enquanto o crescimento tenha sido mais fraco do que o esperado, a economia mais avançada da Ásia agora expandiu pelo 3º trimestre consecutivo após ficar bem atrás de outras nações desenvolvidas na recuperação das interrupções causadas pela covid-19.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 2.2% no período de abril a junho, após um aumento de 0.1% durante o trimestre anterior, de acordos com números preliminares divulgados pelo escritório do gabinete nesta segunda-feira (15). Isso foi mais fraco do que expectativas de economistas de uma expansão de 2.6%.
O crescimento foi conduzido principalmente por um avanço no consumo privado, o qual aumentou 1.1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto gastos com roupas e outros produtos aumentaram.
Entretanto, apesar da recuperação recente, economistas dizem que o Japão enfrenta grandes ventos contrários nos próximos trimestres devido a um aumento dos casos de covid-19, custos em alta de produtos importados e desaceleração na economia dos EUA e de outros parceiros importantes de negócios.
Fonte: Financial Times