A agência espacial americana está fazendo a contagem regressiva para lançar seu novo foguete gigante à Lua – o SLS (Space Launch System).
O SLS é o veículo mais poderoso já desenvolvido pela Nasa e será a fundação de seu projeto Artemis que visa colocar pessoas de volta à superfície lunar após uma ausência de 50 anos.
O foguete deve ser lançado do Centro Espacial Kennedy às 8h30 (horário local) desta segunda-feira (29).
Seu trabalho será propulsionar uma cápsula de teste, chamada Orion, bem longe da Terra.
O veículo especial vai dar a volta em torno da Lua em um grande arco antes de retornar para casa para uma descida no Oceano Pacífico no tempo de 6 semanas.
A Orion não está tripulada para essa demonstração, mas assumindo que todo o equipamento funcione como deveria, astronautas viajarão para uma série futura de missões mais complexas, com início em 2024.
Em 1969, quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin deram seus primeiros passos na Lua, eles introduziram uma nova era de ouro da exploração espacial.
O programa Apollo transformou como vemos nosso planeta e a nós mesmos. Agora, 50 depois, a Lua está nas visões da humanidade novamente. E para aqueles que nunca testemunharam missões Apollo, a esperança é que o Artemis inspire uma nova geração.
As novas missões serão diferentes. A Nasa está planejando colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, mostrando que a exploração espacial está aberta a todos. E a superfície lunar é apenas o começo. A ambição da Nasa vai mais além, a Marte.
Fonte: BBC