Com a finalidade de acelerar as medidas para uma sociedade convivendo com o coronavírus (with coronavirus), o governo do Japão está considerando liberar as pessoas testadas positivo, mas assintomáticas, para fazer as compras na loja de conveniência ou supermercado.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID) tem estudos que mostram que a partir do 8.º dia, desde a data que o paciente testou positivo para o coronavírus, já não espalha mais o vírus.
No entanto, do 1.º ao 5.º dia, 56% das pessoas testadas positivo espalham o vírus, enquanto são 15% no período do sexto ao sétimo dia.
O que o governo está considerando é reduzir o período de quarentena em casa, dos atuais 7 dias para os assintomáticos, para 5, mas permitirá as saídas para compras de alimentos na loja de conveniência ou supermercado.
Um especialista ouvido pela ANN disse que nesse caso a pessoa testada positiva deve ter em mente que pode espalhar a infecção, portanto recomenda 3 cuidados:
- uso de máscara
- procurar um local o mais próximo possível de casa
- não usar o transporte público
População com opiniões divididas
Embora o governo tenha o objetivo de estabelecer uma sociedade convivendo com o coronavírus, as pessoas dividem opiniões com essa possível decisão.
“Até que saia um medicamento como o da influenza para a covid, prefiro que os testados positivo fiquem o máximo possível em casa”, disse uma mulher que teve experiência com sua filha.
“Isso não é bom. Pode infectar outras pessoas. Me preocupo que os assintomáticos possam espalhar para os idosos”, disse outra mãe cuja filha testou positivo.
Uma outra disse que concordaria só se o assintomático fosse à loja de conveniência em um horário sem movimento, como tarde da noite.
Fonte: ANN