Cerca de 21 milhões de pessoas na cidade chinesa de Chengdu, província de Sichuan, entraram em lockdown enquanto autoridades se apressam para eliminar um novo surto de covid-19.
A China é a última maior economia ligada a uma política zero-Covid, erradicando surgimentos do vírus com paralisações instantâneas, testes em massa e longas quarentenas.
A cidade de Chengdu, no sudoeste do país, se tornou a cidade mais recente a anunciar uma paralisação, dizendo em um aviso oficial que residentes devem “ficar em casa em princípio” a partir dar 18h de quinta-feira (1º) para combater uma nova onda de infecções.
Cada família terá permissão para enviar uma pessoa às compras por dia, desde que ela teste negativo nas 24 horas anteriores, segundo o aviso.
Ela disse que todos os residentes seriam testados entre quinta-feira e domingo (4) e pediu a eles que não saiam da cidade a menos que “absolutamente necessário”.
“O atual estado de controle de epidemia é incomum, complexo e preocupante”, disse o anúncio, acrescentando que as medidas eram destinadas a “deter decisivamente a propagação do surto e garantir a saúde de todos os cidadãos”.
Chengdu registrou 157 novas infecções locais na quinta-feira, das quais 51 eram assintomáticas, disse o governo da cidade em um aviso separado.
Fonte: The Guardian