À medida que o forte e grande tufão Nanmadol, o 14.º do ano, vai se movendo, mais aumentam os riscos de desastres naturais nas províncias por onde irá passar e também nas distantes, por causa dos seus efeitos.
A previsão mais recente da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), das 13h, é de que o Nanmadol está se movendo a nordeste e já se aproxima da cidade de Masuda, na segunda-feira (19), devendo cobrir toda a província de Shimane.
A AMJ pede às pessoas que permaneçam vigilantes contra tempestades e deslizamentos de terra, bem como em relação à elevação das ondas e aumento do nível dos rios.
Na província de Shimane as rajadas de vento devastadoras poderão chegar a 45m/s (162km/h) na costa e 35m/s (126km/h) em terra. Além disso, as ondas poderão se elevar até 8 metros de altura.
Por causa desse tufão, as províncias de Shimane, Hiroshima, Okayama, Hyogo e as de Shikoku estão marcadas em roxo, o que significa alerta especial em relação às fortes rajadas de vento e perigo de deslizamentos.
As demais províncias, mesmo distantes do olho do tufão, como Osaka, Quioto, Shiga, Wakayama, Mie, parte de Shizuoka, Kanagawa e Tóquio, marcadas em vermelho devem ficar alertas em relação às rajadas de vento e elevação das ondas (só para as banhadas pelo mar).
Riscos de desastres em Tokai podem aumentar drasticamente
Os efeitos do 14.º tufão na região Tokai já estão acontecendo, com alertas de chuva forte em Matsusaka e Tsu (Mie), elevação das ondas na costa de Mie e Aichi, além de rajadas de vento em Nagoia, emitidos logo depois das 13h.
Uma grande quantidade de chuva está prevista até a manhã de terça-feira (20), de 250mm em Aichi e 300mm nas províncias de Gifu e Mie. O risco de desastres pode aumentar drasticamente.
Portanto, quem reside nessas províncias marcadas em roxo e vermelho devem tomar muito cuidado e seguir as recomendações das autoridades locais. Caso queira conferir o boletim de alertas da AMJ toque aqui, pois muda a cada hora.
As lojas de departamento de Nagoia já reduziram o expediente, informando que fecham as portas às 15h, por causa dos efeitos sobre o transporte público, pois os trens poderão parar de operar.
Cuide-se!
Fontes: AMJ, NHK e CBC TV