A Toyota anunciou na sexta-feira (23) uma saída da produção e vendas de automóveis na Rússia, citando dificuldades no fornecimento de materiais fundamentais e peças no país em meio à guerra na Ucrânia.
“Foi uma decisão difícil”, disse o chefe de comunicações da Toyota, Jun Nagata, aos repórteres online na sexta-feira. “Vamos liquidar nossa unidade local na Rússia ao invés de vendê-la”.
A Toyota é a primeira montadora japonesa a anunciar saída da Rússia. A montadora continuará a fornecer reparos para veículos que ela vende no país por enquanto.
A montadora suspendeu operações em sua planta na cidade de São Petersburgo em 4 de março deste ano, após o início da invasão russa.
“Após 6 meses não conseguimos retomar as atividades normais e não vemos indicação de reinício no futuro”, disse a montadora japonesa.
Uma interrupção prolongada afetaria a habilidade da Toyota em dar suporte a funcionários deixando-a sem escolha a não ser encerrar a produção no país. Acredita-se que crescentes riscos geopolítico na região também tenham contribuído para a decisão.
Fonte: Asia Nikkei