O Ministério da Defesa do Japão (MOD) informou na terça-feira (4) que um total de 12 aviões de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão e dos Estados Unidos realizaram treinamento militar conjunto no espaço aéreo a oeste de Kyushu.
Foi uma resposta ao lançamento de um míssil balístico da Coreia do Norte, o qual sobrevoou o Japão no mesmo dia.
Por volta das 15h30, na Base de Nitahara da Força de Autodefesa Aérea na província de Miyazaki e na Base de Iwakuni do Exército dos Estados Unidos, na província de Yamaguchi, os aviões de combate decolaram um após o outro .
O treinamento envolveu 4 caças F-15 da 5.ª ala aérea pertencentes à Força de Defesa Aérea do Oeste da JASDF, que tem jurisdição sobre o espaço aéreo da região Kyushu, mais 4 caças F-2 da 8.ª ala aérea. Do lado militar dos EUA, 4 caças F-35B do 12.º Grupo Aéreo do Corpo de Fuzileiros Navais participaram para realizar vários treinamentos táticos.
“Confirmamos a prontidão das Forças de Autodefesa do Japão e dos militares dos Estados Unidos, e demonstrar a forte determinação dos dois países em lidar com qualquer situação em cooperação estreita e contínua, tanto nacional quanto internacionalmente”, declarou o MOD em um comunicado.
Fontes: Sankei e NHK