Por causa da desvalorização do iene, a Apple aumentou o preço dos aplicativos em cerca de 30% a partir de quarta-feira (5). Por outro lado, o preço do iPhone no Japão continua sendo o mais barato do mundo.
Os aplicativos adquiridos na App Store e também as tarifas geradas pelo uso do conteúdo deles aumentou. Se antes se pagava 120 ienes por um app, passou a ¥160, o que representa um aumento de cerca de 30%.
E isso não aconteceu só no Japão, pois pelo efeito da força do dólar americano outros países como Coreia do Sul, Malásia e os que usam o euro como moeda na Europa também tiveram reajuste.
Quer comprar um iPhone? O momento é ideal
Uma pesquisa realizada em 37 países para analisar os preços do iPhone 14 de 128GB mostra que o Japão ainda é onde se pode comprar mais barato.
Na Turquia, o preço chega a quase o dobro, e é um dos países mais caros, se converter em ienes. Foi constatado o preço de 240 mil ienes.
Esse modelo pesquisado, do iPhone, custa 119.800 ienes no Japão, enquanto no país de origem, Estados Unidos, é preciso desembolsar cerca de 128 mil ienes, na conversão.
Na França a diferença chega a quase 30 mil ienes a mais para adquirir o iPhone 14, pois na conversão chega a 147 mil ienes.
A empresa de pesquisa analisa que existe a possibilidade de novo aumento de preço em função dos futuros movimentos cambiais, como aconteceu com a linha do iPhone em julho.
Fonte: JNN