A Toyota começou a operar sua planta de montagem perto de Yangon, em Mianmar, após atraso de mais de 19 meses, soube o site Asia Nikkei.
Originalmente, a planta, que fica na Zona Econômica Especial (SEZ, na sigla em inglês) de Thilawa, começaria a operar em fevereiro de 2021, o mesmo mês do controle militar, que levou a uma turbulência política e econômica.
Mianmar continua em conflito, visto que junta militar encontra resistência de apoiadores do governo eleito democraticamente derrubado, liderado por Aung San Suu Kyi, uma laureada do Prêmio Nobel da Paz.
No fim de agosto, a Toyota fez um arquivamento junto a autoridades da SEZ em relação ao seu plano de iniciar operações comerciais. De acordo com fontes informadas, a planta, que monta a Hilux, começou a operar em pequena escala no mês de setembro. A produção mensal deve ser apenas de poucas dezenas de unidades.
Concessionárias da Toyota em Mianmar começaram a aceitar pedidos para a Hilux na terça-feira (11).
A ação da Toyota ocorre enquanto multinacionais ocidentais estão saindo do país em meio a protestos pela tomada do país e repressões severas sobre manifestantes pelo governo militar.
Dentre aquelas que deixaram o país estão a TotalEnergies da França, a Chevron dos EUA, a Telenor da Noruega e a Ooredoo do Catar.
Fonte: Asia Nikkei