O principal medicamento contra covid-19 da Pfizer pode ter interações perigosas com medicamentos comuns, descobriu uma revisão.
O Paxlovid teve aprovação para uso de emergência nos EUA em dezembro do ano passado como um antiviral para tratar Covid leve a moderada em pacientes de alto risco.
Ele foi administrado a milhões de americanos vulneráveis com condições de saúde subjacentes, reduzindo o risco de morte em até 90%.
Contudo, o Paxlovid pode causar problemas graves de saúde quando complementados com medicamentos comuns como estatina e anticoagulantes para tratar doenças cardíacas.
Pesquisadores do Hospital e Centro Médico Lahey, da Escola Médica de Harvard e de outras instituições dos EUA descobriram que o medicamento contra Covid pode aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos quando tomados com anticoagulantes.
Ele também pode causar irregularidades nos batimentos cardíacos quando combinado com medicamentos para tratar dor cardíaca, e quando tomado junto com estatina pode ser tóxico para o fígado.
Dezenas de medicamentos, como aspirinas, são seguros para tomar com o Paxlovid, enfatizam os pesquisadores, entretanto, médicos precisam estar cientes de que outros medicamentos podem ser perigosos e devem ser descontinuados ou ajustados enquanto um paciente está sendo tratado para Covid.
O Paxlovid é produzido com dois antivirais, o nirmatrelvir e o ritonavir.
Fonte: Mail Online