A Coreia do Norte anunciou que realizou uma operação militar lançando mísseis balísticos por 4 dias, a partir de 2 deste mês, em resposta ao treinamento em larga escala entre as forças aéreas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
O jornal do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, publicou na segunda-feira (7) que o Departamento de Estado-Maior do Exército norte-coreano, fez essa operação militar lançando mísseis balísticos e de cruzeiro.
Desses, na quarta-feira (2), a primeira vez foi da fronteira marítima após a divisão da Coreia do Sul e do Norte, lançando 4 mísseis balísticos táticos simulando um ataque a uma base da força aérea inimiga, em alto mar a 80 quilômetros da costa de Ulsan.
Além disso, no dia seguinte, quinta-feira (3), quando um que poderia ser um míssil balístico intercontinental (ICBM), a publicação explica que “realizamos um teste de lançamento de mísseis balísticos para verificar a confiabilidade da operação das ogivas”, assumindo que foram usados foguetes e mísseis táticos.
Os militares norte-coreanos enfatizaram ainda mais sua postura de confronto em relação aos Estados Unidos e à Coreia do Sul, afirmando que responderão “aos exercícios de guerra do inimigo com medidas militares esmagadoras”.
Fontes: JNN e NHK