O governo da província de Quioto informou na segunda-feira (7) sobre as confirmações dos primeiros casos das cepas BQ.1 e XBB.1, subvariantes da ômicron do coronavírus.
Em relação a ambas as cepas há uma preocupação em relação à diminuição da eficácia da vacinação.
A cepa BQ.1, derivada da variante ômicron, é a causa da epidemia na Europa e nos Estados Unidos. A mulher na faixa dos 30 anos, residente na cidade de Quioto, não tem histórico de viagem para o exterior. Em relação à outra, residente na região de Nantan, na casa dos 50 anos, ainda não se sabe se esteve no exterior recentemente. Pode ser que essa cepa esteja sendo transmitida localmente.
Um homem, na faixa dos 40 anos, da cidade de Quioto, teve a confirmação da infecção pela cepa XBB.1, também derivada da ômicron. Seu histórico de viagem para o exterior ainda é desconhecido.
As subvariantes da ômicron, XBB, conhecida como gryphon, e XBB.1 são altamente infecciosas e se espalham rapidamente, como já vem acontecendo nos países do sul da Ásia.
Na semana anterior, em 2 deste mês, foram confirmadas a XBB.1 em 2 pessoas testadas positivo em Kobe (Hyogo), ambas na faixa dos 70 anos, sem histórico de viagem para o exterior.
Fonte: Kyoto Shimbun