Uma empresa ferroviária no oeste do Japão está adotando o mais moderno em tecnologia digital para tornar a limpeza dos banheiros de suas estações mais eficiente.
A West Japan Railway (JR West) desenvolveu um sistema junto com uma empresa de tecnologia sediada em Tóquio. Ela destaca suporte de papel higiênico e dosador de sabonete líquido com sensores embutidos os quais avisam os encarregados da limpeza quando reposições são necessárias.
Sensores também são embutidos nas portas dos banheiros para indicar aos encarregados da limpeza que eles estão desocupados. Isso é visto como um fator que poupa tempo.
Uma outra inovação são vasos sanitários que previnem entupimentos. Isso também ajuda a reduzir a carga de trabalho, visto que a operadora ferroviária enfrenta falta de pessoal.
A companhia diz que limpar banheiros de estações exige muita mão de obra, então desenvolver um sistema mais eficiente é benéfico.
A JR West introduzirá a tecnologia em uma nova estação que abrirá na cidade de Osaka na próxima primavera.
Ela vai considerar equipar outras estações após um período de teste e também pode oferecer o sistema para uso em áreas de descanso de vias expressas e aeroportos.
Fonte: NHK