Quatro pontos importantes para evitar incêndio em casa

A campanha nacional para evitar incêndios aponta 4 pontos importantes para a segurança das famílias.

Fogo na frigideira de fritura (Flickr)

O Japão está em campanha nacional para evitar incêndios em casa, até terça-feira (15), neste período do outono em que o clima está seco.

Publicidade

Quando a temperatura cai, as pessoas costumam começar a usar aquecedores e esses aparelhos tão úteis devem ser manuseados com cuidado.

São 4 pontos básicos e importantes para evitar incêndio, o qual pode tirar a vida dos residentes.

1 – Fumantes

Para quem fuma o cuidado deve ser redobrado. A recomendação é apagar completamente a ponta do cigarro com água antes do descarte. Também é importante não acumular as bitucas no cinzeiro, descartando-as de vez em quando. Outra dica é jamais fumar na cama.  

2 – Aquecedores

Mesmo que tenha ar-condicionado, há muitas casas que preferem usar aquecedores, sejam eles elétricos, a gás ou a querosene. É preciso tomar muito cuidado ao manusear produtos inflamáveis perto desses aparelhos. 

Além disso, jamais devem ser usados para secar roupas ou perto da cama. O ideal é desligá-lo antes de dormir. Outro detalhe importante é desligar o aquecedor antes de sair de casa.

Imagem: Tenki

3 – Cozinha

O fogão merece atenção especial. As recomendações são não deixar nada que possa queimar com facilidade como guardanapo, latas de spray e outros inflamáveis, quando está com o fogão em uso, independente de ser a gás, elétrico ou de indução. 

Outro detalhe importante é não se afastar dele quando estiver com a panela no fogo. Uma das causas de incêndio doméstico é durante a fritura. 

Quando o fogão não estiver em uso, convém fechar a válvula principal do gás.

4 – Cabos elétricos

Existe também o risco de incêndio dos cabos dos aparelhos elétricos e eletroeletrônicos. Uma das principais causas de incêndio são as extensões elétricas para multiplicar o número de tomadas, as quais podem sofrer uma sobrecarga de energia elétrica

Outros cuidados importantes são não deixar os cabos sob os móveis (risco de dobrar e romper) e retirar a poeira acumulada nos plugues e tomadas

O ideal é desconectar os plugues não utilizados. 

Antes de finalizar, há itens importantes dentro dos apartamentos e casas, em geral, que são os alarmes de incêndio. Convém verificar se estão em dia e, se ainda não os tem, recomenda-se a instalação.

Outro detalhe importante é evitar deixar coisas que possam queimar com facilidade fora de casa ou no corredor do prédio para evitar incêndio criminoso. 

Se precisar chamar os bombeiros o número de telefone é 119.

Fonte: Tenki 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa adota tecnologia digital em banheiros de estação de trem

Publicado em 11 de novembro de 2022, em Sociedade

A JR West introduzirá a tecnologia em uma nova estação que abrirá na cidade de Osaka na próxima primavera. Ela também considera oferecer o sistema para uso em áreas de vias expressas e aeroportos.

A JR West introduzirá a tecnologia em uma nova estação que abrirá na cidade de Osaka na próxima primavera (NHK)

Uma empresa ferroviária no oeste do Japão está adotando o mais moderno em tecnologia digital para tornar a limpeza dos banheiros de suas estações mais eficiente.

Publicidade

A West Japan Railway (JR West) desenvolveu um sistema junto com uma empresa de tecnologia sediada em Tóquio. Ela destaca suporte de papel higiênico e dosador de sabonete líquido com sensores embutidos os quais avisam os encarregados da limpeza quando reposições são necessárias.

Sensores também são embutidos nas portas dos banheiros para indicar aos encarregados da limpeza que eles estão desocupados. Isso é visto como um fator que poupa tempo.

Uma outra inovação são vasos sanitários que previnem entupimentos. Isso também ajuda a reduzir a carga de trabalho, visto que a operadora ferroviária enfrenta falta de pessoal.

A companhia diz que limpar banheiros de estações exige muita mão de obra, então desenvolver um sistema mais eficiente é benéfico.

A JR West introduzirá a tecnologia em uma nova estação que abrirá na cidade de Osaka na próxima primavera.

Ela vai considerar equipar outras estações após um período de teste e também pode oferecer o sistema para uso em áreas de descanso de vias expressas e aeroportos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!