Homem mais velho do Japão morre aos 111 anos

Em uma entrevista, Nakamura disse que o segredo de sua saúde era ‘amar as pessoas’.

Shigeru Nakamura morreu na terça-feira (15), aos 111 anos (NHK)

Shigeru Nakamura, um homem de 111 anos reconhecido como o mais velho do Japão, morreu na terça-feira (15) em uma casa de repouso na província de Hiroshima.

Publicidade

Nascido em 11 de janeiro de 1911 em Jinsekikogen na província, Nakamura foi exposto aos efeitos posteriores do bombardeio atômico em 6 de agosto de 1945 de Hiroshima pelas forças dos EUA nos estágios de término da 2ª Guerra Mundial, após ele ter ido ajudar a limpar os escombros na cidade devastada após o ataque.

Nakamura se tornou o homem mais velho do Japão após o detentor anterior ter morrido aos 112 anos na província de Nara em 9 de setembro deste ano.

Em uma entrevista junto à agência de notícias Kyodo na época, Nakamura disse que o segredo de sua saúde era “amar as pessoas”.

O idoso se engajou em trabalho de engenharia civil por muitos anos, e recordou como era “mais feliz” quando trabalhava na construção de rodovias em sua terra natal montanhosa.

Agora, o homem mais velho do Japão é Gisaburo Sonobe, de 111 anos, da província de Chiba, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mie: menina estrangeira recebeu vacina bivalente por engano

Publicado em 16 de novembro de 2022, em Sociedade

Na clínica onde foi receber a dose de reforço, o médico aplicou a bivalente acreditando que tivesse 12 anos.

Imagem ilustrativa de vacina contra o coronavírus (Flickr)

A prefeitura de Iga (Mie) informou na terça-feira (15) que no sábado (12) uma menina estrangeira recebeu por engano a vacina bivalente – contra o coronavírus convencional e contra a ômicron – em uma instituição médica da cidade.

Publicidade

Segundo a prefeitura, a menina não teve nenhum problema colateral que afetasse sua saúde. 

Ela foi levada para se vacinar pelos seus pais e recebeu a bivalente da Pfizer. No entanto, não tinha 12 anos completos, mas sim 11 anos e 10 meses.

Segundo a Divisão de Promoção de Vacinação, a instituição médica onde foi vacinada informou o caso na segunda-feira (14).

O médico que aplicou a vacina pensou que ela tivesse mais de 12 anos porque é mais alta do que a média e não conferiu sua data de nascimento na ficha de pré-triagem.

Outro problema foi a falha na comunicação no telefonema de reserva. Seus pais são estrangeiros e não são fluentes em japonês, o que dificultou confirmar a idade da filha.

Ela recebeu a primeira e a segunda doses da vacina em uma clínica pediátrica da cidade e tomaria a dose de reforço. 

A vacina bivalente da Pfizer é destinada a maiores de 12 anos, sendo que a da Moderna é para maiores de 18 anos. 

Fonte: Iga Younet

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão