A Coreia do Norte disparou o que pareceu ser um míssil balístico intercontinental (ICBM) na direção leste nesta sexta-feira (18), disse uma fonte da defesa na Coreia do Sul.
O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) anunciou antes que o Norte havia lançado um míssil balístico não especificado sem fornecer detalhes imediatamente.
A análise antecipada das forças armadas indica que se trata de um ICBM, de acordo com a fonte que falou sob condição de anonimato.
Na quinta-feira (17), o ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Choe Son-hui, alertou que Pyongyang tomaria ações militares “mais exacerbadas” se os EUA intensificarem seu comprometimento de “dissuasões estendidas” a aliados regionais.
O Norte então lançou um míssil de curto alcance em direção ao Mar do Leste.
Dissuasão estendida se refere ao comprometimento da América em usar uma ampla variedade de suas capacidades militares, tanto convencionais quanto nucleares, para defender seus aliados.
Míssil norte-coreano caiu na ZEE do Japão
O Ministério da Defesa do Japão, assim como a Coreia do Sul, confirmou o lançamento de míssil do Norte.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, diz que o míssil norte-coreano caiu em águas a oeste da província de Hokkaido. Aparentemente, não houve danos a aviões ou embarcações.
O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul estimou que a Coreia do Norte disparou o míssil balístico intercontinental (ICBM) às 10h18 desta sexta-feira.
Só neste ano, a Coreia do Norte já realizou 34 lançamentos de mísseis.
A Coreia do Norte vem lançando mísseis a uma frequência sem precedentes. O país disparou um míssil balístico na quinta-feira (17). Segundo o Ministério da Defesa do Japão, o míssil caiu em águas ao leste da península coreana.
Fonte: Yonhap