O governo indonésio anunciou na terça-feira (22) que um total de 268 pessoas foram confirmadas como mortas no terremoto ocorrido na ilha de Java na segunda-feira (21). Embora o abalo sísmico tenha sido moderado, de magnitude 5,6, causou queda de edificações.
As equipes de resgate ainda estão procurando por 151 pessoas desaparecidas, por isso, o número de mortes pode aumentar. A mídia local informou que 40 crianças estavam entre os mortos.
Segundo informações das autoridades locais, mais de 2,7 mil casas e edifícios sofreram danos.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia informou que são 1.083 pessoas feridas. Há pelo menos 58 mil pessoas evacuadas.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, que visitou o local na terça-feira, deu prioridade máxima ao resgate das pessoas e instruiu a acelerar a abertura de estradas cortadas por deslizamentos de terra que dificultam as atividades de resgate.
Na terça-feira, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, enviou mensagem de condolências às famílias enlutadas e solidariedade ao governo indonésio. “Não pouparemos o apoio e a cooperação necessários”, declarou Kishida.
Fontes: NHK e JNN