Forte terremoto de magnitude 6 abala Turquia, com alerta de tsunami

Os vídeos dos tuítes mostram que o tremor foi forte na Turquia, no horário local às 4h03.

O ponto vermelho indica o epicentro do terremoto de magnitude 6 na Turquia (ESMS)

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar 6,1 às 4h03 (horário Istambul) de quarta-feira (23), ou 10h08 no horário Tóquio, com epicentro perto da cidade de Düzce, no oeste da Turquia.

Publicidade

Segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC) a magnitude foi de 6, a uma profundidade de 2 quilômetros, mas o USGS informou que a profundidade foi de 10km. O epicentro do terremoto foi 12km a oeste de Düzce, perto da costa do Mar Negro.

Como Düzce fica a 175 quilômetros de Istambul, a maior cidade da Turquia, há relatos de que foram sentidos abalos nessa área também, de menor intensidade. O terremoto foi sentido na capital Ancara, com usuários dizendo que os prédios sacudiram. 

A organização científica independente emitiu oficialmente um alerta de tsunami e estimulou os moradores a procurar locais mais altos.

O EMSC twittou: “Afaste-se da costa e procure um lugar mais alto. Siga as diretrizes das autoridades nacionais”.

Veja alguns posts no Twitter, com forte tremor e a reação dos gatos, além das pessoas que foram para as ruas.

Fontes: USGS, EMSC, News Digest e Express

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto na Indonésia: 151 desaparecidos e 268 mortes

Publicado em 23 de novembro de 2022, em Notícias do Mundo

O terremoto ocorrido em Java causou vítimas fatais e feridos, derrubou milhares de casas e mais de 50 mil pessoas estão em abrigos.

Casa destruída pelo terremoto (Kompas TV via JNN)

O governo indonésio anunciou na terça-feira (22) que um total de 268 pessoas foram confirmadas como mortas no terremoto ocorrido na ilha de Java na segunda-feira (21). Embora o abalo sísmico tenha sido moderado, de magnitude 5,6, causou queda de edificações. 

Publicidade

As equipes de resgate ainda estão procurando por 151 pessoas desaparecidas, por isso, o número de mortes pode aumentar. A mídia local informou que 40 crianças estavam entre os mortos.

Segundo informações das autoridades locais, mais de 2,7 mil casas e edifícios sofreram danos.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia informou que são 1.083 pessoas feridas. Há pelo menos 58 mil pessoas evacuadas.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, que visitou o local na terça-feira, deu prioridade máxima ao resgate das pessoas e instruiu a acelerar a abertura de estradas cortadas por deslizamentos de terra que dificultam as atividades de resgate. 

Na terça-feira, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, enviou mensagem de condolências às famílias enlutadas e solidariedade ao governo indonésio. “Não pouparemos o apoio e a cooperação necessários”, declarou Kishida.

Casa destruída pelo terremoto (BPBD via JNN)

Fontes: NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!