Grande parte das montadoras japonesas registrou números sólidos de produção para outubro, visto que elas se recuperaram de problemas na rede de fornecimento. Contudo, elas estão preocupadas com o impacto da política “zero Covid” da China.
Oito principais montadoras divulgaram números de produção global na terça-feira (29). Seis registraram crescimento de produção em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto duas tiveram uma contração.
A produção da Mazda aumentou 70,4%, a Subaru desfrutou de um aumento de 43,1% e a Daihatsu produziu 30,5% mais veículos. A Toyota teve aumento de 23%, a Suzuki registrou aumento de 14,1% e a Honda gerou um ganho de 1,1%.
A recuperação ocorre após interrupções a fornecimentos de peças em outubro do ano passado quando o coronavírus se espalhou pelo Sudeste Asiático.
Algumas montadoras ainda enfrentam desafios. A Mitsubishi teve uma queda de 17,6% na produção em comparação há 1 ano, e a Nissan em 2,4%. Ambas culpam o escasso fornecimento de semicondutores, dentre outros problemas.
Algumas companhias também começaram a sentir o impacto de lockdowns e de outras restrições sob a polícia “zero Covid” da China.
A Honda suspendeu operações em sua fábrica na cidade de Wuhan desde a segunda-feira (28), enquanto a Toyota paralisou parte da produção na China.
Fonte: NHK