Duas câmeras de segurança foram instaladas próximas à extremidade oeste da Ponte Sanjo no distrito de Nakagyo em Quioto para evitar que as pessoas descartem lixo nas margens do antigo Rio Kamo.
Aparentemente, o descarte de lixo se tornou comum na área desde a primavera de 2021, quando foi solicitado a restaurantes que fechassem devido à pandemia de covid-19.
O Governo Municipal de Quioto instalou um poste ao longo de uma beira de estrada com duas câmeras de segurança de frente para a área em torno do declive que leva ao rio.
A área fica perto do centro, e cada manhã um grupo de cidadãos recolhe cerca de 2 sacos de lixo de latas vazias e sacolas plásticas os quais eles acreditam ter sido deixados por pessoas que comeram ou beberam nas ruas durante a noite.
Três barragens de luzes foram instaladas em março para iluminar o declive na esperança de que as pessoas “se sentissem mais hesitantes” em jogar lixo em um espaço claro, mas não teve efeito.
O grupo de cidadãos decidiu instalar câmeras de segurança usando o programa de empréstimo do governo municipal. A cidade pagará o custo inicial de aproximadamente ¥500 mil (US$3,7 mil).
As câmeras iniciaram sua operação programada de 6 meses no fim de novembro e um grupo de membros consultará a polícia sobre quaisquer comportamentos maliciosos que forem pegos no vídeo.
Fonte: Mainichi