Fãs de futebol retornando do Catar estão sendo orientados a prestarem atenção em sinais da gripe do camelo, uma doença potencialmente letal, sintomas os quais incluem febre, tosse, diarreia, dificuldades para respirar e vômito.
A síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) pode ser contraída através de contato próximo com camelos, de acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.
O órgão alertou clínicas no Reino Unido à possibilidade de fãs que retornam da Copa do Mundo apresentem sinais da doença, divulga o jornal britânico The Times.
“A Mers pode ser contraída através de contato próximo com camelos ou por consumir produtos do animal, como por exemplo leite de camelo não pasteurizado”.
Outros riscos incluem contato próximo com uma pessoa infectada. Muitos fãs desfrutaram de passeios de camelo no Catar enquanto acompanhavam a jornada da Inglaterra na Copa do Mundo.
A doença foi reconhecida pela primeira vez em 2012 e desde então houve 2,6 mil casos no mundo, a maioria na península arábica, reporta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais de um terço dos pacientes infectados morreram. Dois casos foram registrados no Catar.
Não há tratamento específico para a doença, então médicos trabalham para aliviar os sintomas do paciente. Cerca de 35% daqueles que contraem Mers morrem como resultado.
Fonte: Daily Mail