Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pico da oitava onda de infecção poderá ser no feriado de Ano Novo

| Sociedade

A subvariante BQ.1 deverá ser a causa do aumento da infecção, junto com a BA.5, por isso, veja a recomendação dos especialistas.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
8aonda

Imagem ilustrativa de coronavírus (Public Domain Pictures)

O pico da 8.ª onda de infecção em Hokkaido e Tohoku, onde o número de pessoas infectadas pelo coronavírus foi elevado, parece ter passado, segundo os especialistas. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

“Parece que a tendência ascendente continuará no país. Atualmente, a principal causa é a subvariante BA.5, mas a proporção da BQ.1 está aumentando gradualmente, e acreditamos que aumente ainda mais”, disse o presidente do grupo de especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), Takaji Wakita.

Um outro fator preocupante é o número de óbitos, elevado, nos últimos dias da oitava onda de infecção.    

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie
8aonda 2

Gráfico mostra as últimas ondas de infecção em 2022 (NHK)

Segundo o levantamento do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), a análise dos vírus de uma semana até sábado (11), mostrou que a BA.5 ainda é a maioria:

  • 54% de BA.5
  • 36% da BQ.1
  • 8% da BA.2.75
  • 3% da XBB

Além disso, mostrou que ocorre um aumento considerável das infecções pela subvariante BQ.1, a qual tende a aumentar ainda mais no inverno

Uma simulação usando a inteligência artificial (IA) mostrou que no período de fim de ano e Ano Novo o pico do número de pessoas testadas positivo em Tóquio poderá chegar a 28 mil por dia, se houver movimentação das pessoas no feriado, mais do que o dobro de agora. Vale lembrar que no pico da 7.ª onda chegou a 29 mil casos em um único dia, em 27 de julho.

Não só em Tóquio, como nas províncias mais populosas, de Kanto, Tokai e Kinki, a tendência é de aumento, por isso, é preciso redobrar os cuidados, especialmente no feriado.

Cuidados para evitar a covid

Os especialistas recomendam às pessoas já inoculadas até a 3.ª e 4.ª doses, que recebam a dose bivalente, pois embora tenha sido desenvolvida para imunizar contra a BA.4 e BA.5, será eficaz na defesa contra as outras subvariantes, como a BQ.1, analisam os especialistas.

Reiteram os 4 cuidados básicos para evitar a infecção pelo coronavírus:

  1. evitar contato próximo com outras pessoas
  2. higienizar as mãos sempre
  3. continuar usando máscara
  4. ventilar o ambiente, mesmo no inverno 

Além disso, salientam a importância de descansar e evitar contato com outras pessoas no caso de apresentar quadro febril e sintomas que possam indicar covid. Nesse caso, recomenda-se fazer o teste.

8aonda 1

4 cuidados básicos do dia a dia (NHK)

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo