Um medicamento antiobesidade, o primeiro do tipo a ser disponibilizado no Japão, foi aprovado para fabricação e venda por um painel de especialistas do Ministério da Saúde.
A decisão, tomada em 28 de novembro, será finalizada em março baseada na solicitação apresentada pela Taisho Pharmaceutical em Tóquio. O novo agente estará disponível em farmácias através de farmacêuticos.
Esse será o primeiro medicamento oferecido no mercado japonês para impedir a absorção de gordura nos intestinos e ajudar a tratar a obesidade.
Como seu ingrediente ativo alcança enzimas nos canais digestivos, dizem que o medicamento Alli, comumente chamado de orlistat, dificulta que a gordura na comida seja absorvida no corpo.
Ele deve ser tomado 3 vezes ao dia durante ou após as refeições. O uso do agente deve ser combinado com atividades físicas e dietas com baixas calorias.
O medicamento já está disponível na Europa e EUA, onde ele é vendido pela GSK plc do Reino Unido nessas áreas. A Taisho Pharmaceutical será responsável pelas vendas do medicamento no Japão.
O medicamento não deve ser usado por grávidas ou pessoas que sofrem de anormalidade de lipídios, pressão alta e outras comorbidades.
Ensaios clínicos cobrindo 1,4 mil indivíduos fora do Japão mostraram que as pessoas que tomaram o Alli perderam em média 4,8Kg em 1 ano, enquanto uma redução de peso de 2,3Kg foi reportada entre aquelas que tomaram um placebo livre de ingredientes ativos.
Supõe-se que farmacêutico examinem as condições físicas dos pacientes em folhas de verificação especiais em farmácias no Japão após aprovação planejada do medicamento.
Fonte: Asahi