O motorista sul-coreano não entendeu o que o turista japonês falou e foi agredido (YouTube/JTBCNews)
Um turista japonês foi preso por agredir violentamente um taxista sul-coreano no fim de novembro porque ele não falava sua língua.
Publicidade
O incidente foi veiculado em uma declaração da Polícia de Seul na terça-feira (13).
De acordo com a notícia, um japonês muito embriagado acenou e entrou em um táxi no distrito de Gangnam, em Seul, e repentinamente se tornou agressivo porque o taxista não conseguia entender o que ele estava dizendo devido à barreira do idioma.
O japonês então perseguiu o motorista, que teria na faixa dos 60 anos, na rua.
A polícia disse que o japonês empurrou o taxista após alcançá-lo e então começou a dar socos e chutes enquanto o coreano estava caído no chão. A vítima teria sofrido ferimentos nas mãos, pescoço e costas.
Pessoas que estavam na rua ajudaram o taxista, mas o turista japonês foi persistente em sua agressão, de acordo com reportagens. Ele foi preso e entregue para a promotoria na terça-feira e teria confessado o crime.
Duas semanas após o incidente, o motorista de táxi disse que ainda estava traumatizado e impossibilitado de voltar ao trabalho.
Comprovante de shaken (shakensho) passa a menor e parte digital (MLIT)
Todas as pessoas e empresas que possuem veículos devem fazer a inspeção veicular obrigatória, estipulada por lei, chamada de 車検, lê-se shakenpara obter o comprovante da inspeção veicular ou simplesmente shakensho (車検書).
Publicidade
Segundo as informações do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), “a partir de 4 de janeiro de 2023, os certificados de inspeção veicular serão digitalizados e as informações mais importantes desse documento serão armazenadas na tag IC, exceto os itens mínimos exigidos. As informações da tag digital (etiqueta eletrônica) podem ser visualizadas em um PC conectado a um leitor de cartão IC de uso geral ou em um smartphone com função de leitura”.
As informações relevantes do shakensho passam para a tag digital (MLIT)
Como o período de validade, o endereço do usuário e as informações do proprietário não estão escritos no certificado eletrônico de inspeção veicular ou shakensho eletrônico, os usuários e as empresas podem verificar as informações relevantes usando o app de inspeção veicular (車検証閲覧アプリ), o qual se lê shakensho etsuran app.
App do shakensho digital
O app do MLIT estará disponível a partir de 1.º de janeiro de 2023.
Ao digitar 車検証 na busca de aplicativos encontrará alguns, tanto para iOS quanto para Android. São apps que fazem a leitura das informações importantes da tag digital.
App do governo a partir de janeiro de 2023, tanto para tablet quanto para smartphone (MLIT)
Esse app serve para gerar o certificado de inspeção veicular ou shakensho, em formato PDF para ser impresso, na hora da renovação.
Uma assinatura eletrônica é anexada aos “itens de registro do certificado de inspeção de automóveis (PDF)” gerados pelo app do shakensho, para que o dono do carro possa confirmar que foi gerado e que não foi adulterado.
O método específico de verificação de assinatura e o certificado de chave pública para verificação de assinatura a ser usado serão publicados neste site posteriormente.
Shakensho bem menor
Novo modelo é bem menor do que o atual, em tamanho A6 (MLIT)
A partir de 2023, receberá um certificado em papel, de tamanho A6, com a tag eletrônica para preservar as informações relevantes.
No novo formato em papel do shakensho constarão apenas as informações básicas que não envolvam alterações nos itens registrados, para evitar fraudes.
O novo formato do shakensho impresso não deve ser guardado no porta-luvas do carro como o anterior, pois o calor é danoso. Todo motorista deve portar esse documento sem dobrá-lo para não danificar a tag digital.
Caso queira assistir ao vídeo do MLIT explicando sobre como utilizar o app, segue abaixo, disponível somente em japonês.