Shakensho passará a ser digital em 2023

O comprovante da inspeção obrigatória dos veículos é atualmente em papel, de tamanho grande, mas a partir de 2023 será digital.

Comprovante de shaken (shakensho) passa a menor e parte digital (MLIT)

Todas as pessoas e empresas que possuem veículos devem fazer a inspeção veicular obrigatória, estipulada por lei, chamada de 車検, lê-se shaken para obter o comprovante da inspeção veicular ou simplesmente shakensho (車検書).

Publicidade

Segundo as informações do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), “a partir de 4 de janeiro de 2023, os certificados de inspeção veicular serão digitalizados e as informações mais importantes desse documento serão armazenadas na tag IC, exceto os itens mínimos exigidos. As informações da tag digital (etiqueta eletrônica) podem ser visualizadas em um PC conectado a um leitor de cartão IC de uso geral ou em um smartphone com função de leitura”.

As informações relevantes do shakensho passam para a tag digital (MLIT)

Como o período de validade, o endereço do usuário e as informações do proprietário não estão escritos no certificado eletrônico de inspeção veicular ou shakensho eletrônico, os usuários e as empresas podem verificar as informações relevantes usando o app de inspeção veicular (車検証閲覧アプリ), o qual se lê shakensho etsuran app.

App do shakensho digital

O app do MLIT estará disponível a partir de 1.º de janeiro de 2023.

Ao digitar 車検証 na busca de aplicativos encontrará alguns, tanto para iOS quanto para Android. São apps que fazem a leitura das informações importantes da tag digital.

App do governo a partir de janeiro de 2023, tanto para tablet quanto para smartphone (MLIT)

Esse app serve para gerar o certificado de inspeção veicular ou shakensho, em formato PDF para ser impresso, na hora da renovação. 

Uma assinatura eletrônica é anexada aos “itens de registro do certificado de inspeção de automóveis (PDF)” gerados pelo app do shakensho, para que o dono do carro possa confirmar que foi gerado e que não foi adulterado.

O método específico de verificação de assinatura e o certificado de chave pública para verificação de assinatura a ser usado serão publicados neste site posteriormente.

Shakensho bem menor

Novo modelo é bem menor do que o atual, em tamanho A6 (MLIT)

A partir de 2023, receberá um certificado em papel, de tamanho A6, com a tag eletrônica para preservar as informações relevantes.

No novo formato em papel do shakensho constarão apenas as informações básicas que não envolvam alterações nos itens registrados, para evitar fraudes.   

O novo formato do shakensho impresso não deve ser guardado no porta-luvas do carro como o anterior, pois o calor é danoso. Todo motorista deve portar esse documento sem dobrá-lo para não danificar a tag digital.

Caso queira assistir ao vídeo do MLIT explicando sobre como utilizar o app, segue abaixo, disponível somente em japonês.

Fonte: MLIT

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 1 milhão de frangos serão abatidos em Aomori por surto de gripe aviária

Publicado em 15 de dezembro de 2022, em Sociedade

O surto atingiu a maior granja de galinhas poedeiras em Aomori. O abate de todas as aves levará cerca de 1 mês.

O surto atingiu a maior granja de galinhas poedeiras em Aomori (ilustrativa/banco de imagens)

O governo provincial de Aomori, no nordeste do Japão, vai abater cerca de 1,37 milhão de frangos criados em uma granja na cidade de Misawa, onde um surto da altamente patogênica influenza aviária foi confirmado, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (15).

Publicidade

O número de frangos a ser exterminado devido a um surto de gripe aviária no Japão será o maior, de acordo com o Ministério da Agricultura. Espera-se que leve cerca de 1 mês para abater todas a aves.

O surto atingiu a maior granja de galinhas poedeiras em Aomori que produz cerca de 21% das cerca de 6.497.000 aves do tipo criadas na província desde fevereiro deste ano.

Testes genéticos confirmaram o surto após 11 de 13 galinhas terem testado positivo para gripe aviária em exames simples. Esse é o segundo surto em Aomori nessa temporada.

A gripe aviária raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância