À esq. catedral em Valência (Espanha) toda iluminada (PxHere) e à dir. prédio icônico em Dubai (Pexels)
O maior site de intercâmbio do mundo, de pessoas que vão trabalhar e viver, o InterNations, divulgou o ranking das 50 cidades ao redor do mundo em termos de facilidade de vida para estrangeiros.
Publicidade
Em 2022 a espanhola Valência ficou em primeiro lugar. Localizada na costa onde o Rio Turia deságua no Mar Mediterrâneo, a cidade é conhecida por suas belas praias e rica cultura gastronômica.
O segundo lugar ficou com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), seguida pela Cidade do México, capital do país homônimo.
Valencia ficou em primeiro lugar não só em termos de pontuação geral, mas também em satisfação com a vida. Os estrangeiros que vivem na cidade citam tarifas baratas de transporte público, muitas oportunidades para praticar esportes e boa segurança pública. Também foi muito bem avaliada por sua facilidade de adaptação à vida local, seu ambiente relaxante e sua vida social. Além disso, foi elogiada pelo custo de vida.
Duas cidades dos EUA chegaram ao top 20, surpreendentemente. São Miami e Nova Iorque, onde os estrangeiros residentes mostraram-se geralmente satisfeitos com o ambiente de trabalho, mas insatisfeitos com o sistema médico (muito caro nos EUA).
Os expatriados que vivem nas três piores cidades – Joanesburgo, Frankfurt e Paris – reclamaram das dificuldades financeiras. Joanesburgo recebeu pontuações particularmente baixas para padrões de vida e condições de trabalho. Frankfurt e Paris marcaram mal pela dificuldade de adaptação. Tóquio, também entrou nas piores do mundo.
Ranking das 20 melhores cidades do mundo
Para servir de inspiração como destino de uma viagem mais longa ou até de mudança, veja a lista. Há duas cidades na Espanha.
- Valência (Espanha)
- Dubai (EAU)
- Cidade do México (México)
- Lisboa (Portugal)
- Madrid (Espanha)
- Bangkok (Tailândia)
- Basel (Suíça)
- Melbourne (Austrália)
- Abu Dhabi (EAU)
- Singapura
- Talín (Estônia)
- Miami (EUA)
- Sydney (Austrália)
- Barcelona (Espanha)
- Nairóbi (Quênia)
- Nova Iorque (EUA)
- Copenhagen (Dinamarca)
- Lausanne (Suíça)
- Toronto (Canadá)
- Zurique (Suíça)
10 cidades difíceis para os estrangeiros morarem
- Joanesburgo (África do Sul)
- Frankfurt (Alemanha)
- Paris (França)
- Istambul (Turquia)
- Hong Kong (China)
- Hamburgo (Alemanha)
- Milão (Itália)
- Vancouver (Canadá)
- Tóquio (Japão)
- Roma (Itália)
Fontes: Forbes e InterNations