O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está planejando visitar Washington nesta quarta-feira (21) e pode se encontrar com Joe Biden, dizem reportagens.
Essa seria sua primeira viagem internacional desde a invasão russa em fevereiro.
Zelensky também poderia discursar no Congresso, disseram autoridades não identificadas a mídias dos EUA. Não há confirmação oficial da visita ou dos planos.
Uma visita seria carregada de preocupações com a segurança, o que significa que planos provavelmente poderiam mudar na última hora.
Em uma carta na terça-feira (20), Nancy Pelosi pediu a membros do Congresso que estejam presentes na noite de quarta-feira.
“Por favor, estejam presentes para um foco especial em democracia”, escreveu ela, sem dar mais detalhes.
Zelensky recebe líderes estrangeiros com frequência na capital Kiev, e visitou soldados em vários locais na Ucrânia. Ele fez uma visita não anunciada à cidade de linha de frente de Bakhmut na terça-feira.
O presidente ucraniano também fala frequentemente com líderes mundiais pelo telefone e por videochamada, geralmente de seu escritório em Kiev.
Mas uma visita não anunciada a um país estrangeiro seria a primeira desde o início da guerra, e também um sinal da importância da relação da Ucrânia com os EUA, que têm representando um papel de liderança em fornecer suporte militar.
Fonte: BBC